#3 Como se tornar um quadrinista ?

Bom dia,boa tarde,boa noite e boa madrugada, como vão ? eu estou bem, espero que vocês também.
Passando aqui pra deixar Como se tornar um quadrinista ?, parte 3.
Taí uma boa pergunta. Como se tornar um quadrinista. Bem sendo direto é fazendo quadrinhos. E por mais simples que essa resposta possa ser, ela tem uma certa complicação.
Fazer alguma coisa de verdade não é só reapresentar o que se viu antes, repetir o que se gosta, entrar em uma fórmula, mas eminentemente procurar algo novo, algo que tenha sentido pra si, pro mundo e visão do próprio artista. Esse caminho vai –logicamente– se basear no que já foi visto, no que já foi trabalhado antes, mas vai mostrar isso de alguma forma diferente, dentro de um significado próprio, em que o autor, o quadrinhista, vai ser sincero consigo mesmo.
Eu acredito, por exemplo, em super-herois brasileiros, mas nossos supers não iam, eu creio, lutar contra o crime de forma puramente autruísta enfiados em colantes coloridos. No Brasil, nossa forma de ver o mundo e nossa motivação é diferente. A resposta de nossos quadrinhistas também deve ser.
Quando comecei a fazer meus quadrinhos, eu vi gradativamente o quanto eu ainda estava preso a fórmulas do que se lia nos comics, e quanto mais eu lia quadrinhos de fora da indústria americana mais eu via que haveria uma outra via de ser sincero com o que me rodeava sem ficar preso a uma fórmula que funciona principalmente pra americanos. Não que eu não goste de comics, eu os leio muito até hoje, mas fazer quadrinhos depende muito de quem nós somos de verdade e o principal nesse caso e sermos sinceros som nossa visão de mundo, que nem o Laerte, o Angeli e o Maurício. Fazer quadrinhos é dizer alguma coisa, e o que se diz deve ser bem pensado.
Otoniel Oliveira é professor de Quadrinhos e Arte Sequencial para o curso de Comunicação de Design da FEAPA. Lançou em 2004 junto com o Casa Velha o Belém Imaginária, uma história de fantasia, em 2006 Encantarias, sobre a mitologia indígena e em 2009 Pretérito Mais Que Perfeito, sobre o tempo e o cotidiano urbano. Participou do MSP 50, da obra histórica Brasil 1500 e este ano lançará quadrinhos direto na web.ti.
Fonte: http://www.interney.net/blogs/melhoresdomundo/

0 comentários:

Copyright © 2013 Vida de Desenhador and Blogger Templates - Anime OST.