#1 Como se tornar um quadrinista ?

Bom dia,boa tarde,boa noite e boa madrugada, como vão ? espero que estejam desenhando muito. Bom vou começar um novo poste, que vai se chamar #1 Como se tornar um quadrinista ?
Vai ser assim, vou postar entrevistas com quadrinistas brasileiros respondendo essa pergunta que todos fazem.
Eu penso que a primeira coisa é ter a aptidão natural de desenhar de forma bem encadeada, em sequência, uma narrativa. Isso é muito importante porque há aptidões várias nesse ramo. Uns tendem para o cartum, outros para desenhar figuras separadas, ou cenas únicas com um ou mais personagens. É preciso perceber as diferenças e ver onde se encaixa de forma mais natural.
Para aprimorar essa aptidão, deve-se estudar técnicas do desenho tradicional além da narrativa e a linguagem dos quadrinhos. Em seguida, desenhar muito. Sempre! Observar o trabalho de outros profissionais, aprender bem como eles "resolvem" graficamente as situações nas HQs. Nesses casos, tendo-se a oportunidade de ver um roteiro e os desenhos que ilustram o mesmo, feitos por um bom profissional, é muito importante. Conhecer diversos tipos de materiais de desenho tradicional e digital também é essencial. Experimentar e encontrar aqueles que mais te satisfaçam.
Ter em mente de que o que vai fazer é um trabalho sério e que cumprir prazos, ter um bom relacionamento com editores e leitores, baseado na seriedade e veracidade também é vital. Manter sempre um portfólio atualizado com desenhos relacionados à área que deseja atuar. Sempre desenhos terminados. Nada de colocar coisas que nunca vai acabar em seu portfólio.Ter a capacidade de manter o mesmo padrão de qualidade numa produção, do primeiro ao último quadrinho. E sempre se inteirar das novidades realmente relevantes, não de modismos passageiros.
Nunca copie ninguém, a menos que seja para treinar. Busque sua forma particular de desenhar e narrar graficamente as histórias para que todos que olhem seu trabalho reconheçam a autoria de imediato. Respeite os colegas. Evite críticas e debates inúteis, recheados de vaidade ou opiniões sem embasamento. Aceite críticas sérias, vindas de pessoas do ramo. Solte a criatividade, trabalhe e estude muito. Por fim, tenha um conhecimento geral sobre quadrinhos.
Jamais fique preso a um estilo rígido, como só ver/ler comics, ou mangás, por exemplo. Estude e mantenha-se atualizado sobre os quadrinhos no mundo. Desenvolva uma cultura geral. Tudo poderá ser utilizado nas HQs.
Mozart Couto é quadrinista desde os anos 70, tendo em seu currículo quadrinhos eróticos, de super-heróis e autorais, que foram exportados para a Europa e Estados Unidos. Recebeu prêmios como Prêmio Angelo Agostini e Prêmio Jabuti.
Fonte: http://www.interney.net/blogs/melhoresdomundo/

0 comentários:

Copyright © 2013 Vida de Desenhador and Blogger Templates - Anime OST.